
Plano Patrocínio- Naming Rights Estádio
SPORTING-PEPSI
Concorrência

A Coca-Cola é a principal concorrência para a Pepsi, visto ser a bebida mais consumida mundialmente. Relativamente à concorrência foram analisados dois estudos.
Estudo 1
Uma análise de tendências da TGI, revelou que 4.925.000 portugueses com idades superiores a 15 anos, consumiram refrigerantes de cola no último ano (2012), com uma percentagem de 59.3%. A análise de da TGI revela que o consumo deste tipo de bebida se mantém praticamente constante quando analisados os últimos dois anos (TGI 2012- 59.3% | TGI 2011- 60.7%).
Em Portugal, a Coca-cola é a marca preferida dos portugueses, cujo 89.4% dos consumidores referiram o seu consumo, de seguida, aparece a Pepsi como a segunda marca mais consumida pelo povo português (37.3% de referências).
Dos 89.4% dos consumidores de coca-cola, 39.4% afirmam já ter consumido pepsi, sendo os restantes consumidores mais fieis á marca, no entanto, dos 39.4% dos portugueses que já consumiram pepsi, cerca de 94.5% afirmam ter já consumido a sua marca rival.
Estudo 2
Nobre (2012) realizou um estudo, onde utilizou uma amostra de 67 indíviduos, em que estes, três em cada quatro indivíduos, afirmaram que preferem a coca-cola à pepsi. Através de diversos testes de diagnóstico, as imagens cerebrais dos consumidores retiradas através dos testes realizados, mostraram uma maior preferência no sabor da pepsi, no entanto, a marca coca-cola exerce um estímulo maior nas áreas do cérebro associadas aos atos de vontade e emoção. Neste caso em particular, a preferência do consumidor foi mais influenciada pela imagem da marca do que pelo sabor do produto.
O estudo concluiu que a relação psicológica, emocional e cultural que existe com os produtos, supera os valores que são transmitidos através do gosto ou aroma.
Fonte: Nobre, A. (2012). Uso das tecnologias de diagnóstico em neuromarketing: caso Coca-Cola vs Pepsi. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia, Coimbra, Portugal.