top of page

Concorrência

A Coca-Cola é a principal concorrência para a Pepsi, visto ser a bebida mais consumida mundialmente. Relativamente à concorrência foram analisados dois estudos.

 

Estudo 1

 

Uma análise de tendências da TGI, revelou que 4.925.000 portugueses com idades superiores a 15 anos, consumiram refrigerantes de cola no último ano (2012), com uma percentagem de 59.3%. A análise de da TGI revela que o consumo deste tipo de bebida se mantém praticamente constante quando analisados os últimos dois anos (TGI 2012- 59.3% | TGI 2011- 60.7%).

Em Portugal, a Coca-cola é a marca preferida dos portugueses, cujo 89.4% dos consumidores referiram o seu consumo, de seguida, aparece a Pepsi como a segunda marca mais consumida pelo povo português (37.3% de referências).

Dos 89.4% dos consumidores de coca-cola, 39.4% afirmam já ter consumido pepsi, sendo os restantes consumidores mais fieis á marca, no entanto, dos 39.4% dos portugueses que já consumiram pepsi, cerca de 94.5% afirmam ter já consumido a sua marca rival.

 

Fonte: www.hipersuper.pt/2012/10/09/marktest-tgi-preco-nao-determina-escolha-de-marca-de-refrigerante-de-cola/

 

Estudo 2

 

Nobre (2012) realizou um estudo, onde utilizou uma amostra de 67 indíviduos, em que estes, três em cada quatro indivíduos, afirmaram que preferem a coca-cola à pepsi. Através de diversos testes de diagnóstico, as imagens cerebrais dos consumidores retiradas através dos testes realizados, mostraram uma maior preferência no sabor da pepsi, no entanto, a marca coca-cola exerce um estímulo maior nas áreas do cérebro associadas aos atos de vontade e emoção. Neste caso em particular, a preferência do consumidor foi mais influenciada pela imagem da marca do que pelo sabor do produto.

O estudo concluiu que a relação psicológica, emocional e cultural que existe com os produtos, supera os valores que são transmitidos através do gosto ou aroma.

 

Fonte: Nobre, A. (2012). Uso das tecnologias de diagnóstico em neuromarketing: caso Coca-Cola vs Pepsi. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia, Coimbra, Portugal.

Estudos mostram que a imagem da marca é pouco forte perante a sua concorrente direta, a Coca-Cola, e que a mesma conta com pouca lealdade por parte das pessoas que gostam deste mesmo produto. Aproveitando a emotividade do desporto, e do futebol em particular, e aliando essa emotividade ao número de adeptos do Sporting, acreditamos que a Pepsi pode cimentar a sua marca no mercado português com esta parceria.

SPORTING CP

Este site faz parte de um projeto fictício elaborado por alunos da disciplina de Patrocínio do Desporto, Mestrado de Gestão Desporto, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

PEPSICO

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page